Neste artigo será detalhada uma intervenção pedagógica desenvolvida e aplicada pelos os bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, do subprojeto de Física da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA, em uma escola do nível médio, parceira do programa, localizada na cidade de Sobral – CE. A necessidade em desenvolver e consolidar a conexão entre Ciência e Sociedade exige que, o educador discuta temas no ambiente escolar envolvendo a temática aqui proposta. A ideia do projeto é alertar e instrumentalizar um grupo de alunos do 2º ano do Ensino Médio, por meio de uma contextualização dos conceitos da Física sobre radiação solar, aplicados aos possíveis efeitos no corpo humano, será feita uma revisão e seleção de conteúdos para ser repassado e discutido em sala de aula. Buscar-se-á desenvolver uma metodologia que aproxime o discente do assunto a ser abordado, mediante o uso de slides (com figuras ilustrativas) e prática experimental que, contemplem conhecimentos prévios adquiridos pelos alunos na trajetória escolar e cotidiana, no intuito de desmistificar a visão limitada do ensino de física na escola. Ao final da intervenção, aplicar-se-á um questionário aos alunos, com questões objetivas, no intuito de colher informações que servirão de embasamento para as discussões e conclusões a respeito da metodologia aplicada e das observações feitas pelos bolsistas no ambiente de sala de aula.