O presente artigo é um relato de experiência sobre a utilização de um projeto pedagógico, que aborda o tema Drogas e Medicamentos para ensinar o conteúdo das Funções Orgânicas. Desse modo, o tema foi proposto para auxiliar os discentes a compreenderem o conteúdo por intermédio do estudo das estruturas moleculares de algumas substâncias químicas presentes na composição das drogas e medicamentos. A fim de atingir este objetivo, funções orgânicas presentes nas estruturas de algumas drogas e medicamentos foram identificadas, os discentes produziram jogos sobre o conteúdo e discussões sobre o tema no cotidiano foram geradas. Está proposta foi desenvolvida por intermédio do Estágio Supervisionado em Química III, em uma turma da 3º série do Ensino Médio da rede estadual de educação de Vitória da Conquista - Bahia. Em suma, com o desenvolvimento da proposta, os discentes foram incitados a estudar e a pesquisar para que a partir da compreensão do conteúdo conseguissem desenvolver as atividades propostas, desta forma, ao final do projeto pedagógico, 54 estruturas foram analisadas, 5 jogos produzidos e as discussões realizadas contribuíram para a formação de um ser crítico.