Este artigo é o resultado de um projeto desenvolvido numa escola do município de Patos no ano de 2017. Tendo como ênfase trabalhar e ensinar Matemática desenvolvendo o raciocínio lógico, estimulando o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas fazendo uso da leitura, interpretação dos mesmos e organização das idéias. A motivação para o processo de ensino aprendizagem seria o ponto máximo, pois sua presença é extremamente importante e sua presença é relevante para o sucesso na aprendizagem escolar, porque quando se está motivado tem-se prazer em fazer algo e o prazer é o estimulo na aquisição do conhecimento. Sendo mediado por uma professora dessa unidade de ensino das turmas dos 1º e 2º série do Ensino Médio dessa escola, na disciplina de Matemática. Com o objetivo de contribuir para melhoria do rendimento escolar dos estudantes e redução da evasão como também diminuir a indisciplina e aumentar o índice de desenvolvimento dos alunos das turmas trabalhadas, além de motivar os alunos aprenderem matemática de forma diferente, dissociada do tradicionalismo. Para isso, é necessário uma apresentação da matemática que exerça atração sobre o estudante, sendo de suma importância uma metodologia e didática que compõem o par indissociável conteúdo e prática que, quando bem interligados trazem prazer e motivação para aprender. Dessa maneira, apresentaremos uma Matemática que tem significado e razão de existir, que propicia a formação de uma visão ampla e científica da realidade, desenvolva a criatividade, reconheça o contexto sociocultural dos alunos, construa cidadãos pensantes, criativos, críticos, participativos e preparados para o mundo real.