A presente pesquisa faz parte do projeto de trabalho de conclusão de curso em andamento “O Processo de Inclusão de Estudantes Autistas nas Escolas de Penedo-AL” da graduanda, que está vinculado ao estágio supervisionado. O autismo é um transtorno global do desenvolvimento que caracteriza-se principalmente pela dificuldade de interação social e estereotipias. Todavia já fora comprovada a importância que a inclusão escolar tem no desenvolvimento cognitivo de crianças autistas, entretanto as escolas não são inclusivas. Esta pesquisa tem o intuito de promover uma discussão ao abordar sobre a inexistência de profissionais específicos em educação inclusiva nas escolas de ensino básico. Os caminhos metodológicos do projeto decorrem da identificação de uma escola de ensino básico da cidade de Penedo-AL em que hajam alunos diagnosticados com TEA matriculados, tal como realizar uma análise descritiva da integração desses estudantes no âmbito escolar e averiguar se esta integração dar-se-á em inclusão. Este trabalho encaminha-se mediante a uma pesquisa qualitativa (GODOY,1995) e do estudo de caso (GOODE & HATT, 1973; TRIVIÑOS, 2009), cujo desígnio é promover mais conscientização, possibilitando com dados plausíveis reivindicar as escolas e órgãos públicos a mudança do cenário que hoje impera no município, na esperança de termos um futuro mais inclusivo.