Este artigo aborda a importância em se trabalhar práticas interativas com o Cordel na formação do aluno-leitor como também nos alerta na ampliação dos conhecimentos sobre aspectos culturais, políticos, sociais e aspectos de variação lingüística. Um estudo que se insere no quadro da pesquisa qualitativa e da formação de professores, refletindo a construção de metodologias que criem condições para o desenvolvimento dos níveis de letramento, buscando meios de interferir e mudar a realidade nas turmas do segundo segmento da EJA, da EMEIF Frei Manfrêdo, na cidade de Lagoa Seca-PB. Fundamenta-se na teoria Bakhtiniana de gêneros discursivos e na proposta dos PCN (1998), que sugerem um ensino interdisciplinar e contextualizado, bem como nos postulados teóricos de diversos pesquisadores que, desde a década de 80, vêm desenvolvendo trabalhos sobre a leitura, como Kleiman, (1989, 1992, 1995); Marcuschi (1997, 1999, 2005), Kock e Elias (2005) e Bakhtin (2000).