Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROGRAMA LICENCIATURAS INTERNACIONAIS: ANÁLISE DA FORMAÇÃO EM ATIVIDADE FÍSICA ADAPTADA.

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ATIVIDADE FÍSICA ADAPTADA, PROGRAMA DE LICENCIATURA INTERNACIONAL, INTERCÂMBIO Comunicação Oral (CO) GT 01. Formação de professores
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 48745
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2364
    "inscrito_id" => 9628
    "titulo" => "PROGRAMA LICENCIATURAS INTERNACIONAIS: ANÁLISE DA FORMAÇÃO EM ATIVIDADE FÍSICA ADAPTADA."
    "resumo" => "O presente estudo teve como objetivo analisar a formação vivenciada por alunos participantes do Programa de Licenciatura Internacional (PLI) - Educação Física referente aos conteúdos da área da Atividade Física Adaptada (AFA). Essa pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa descritiva e teve como instrumento para recolha de dados a entrevista semiestruturada. Abrangeu oito alunos do Curso de Educação Física Licenciatura da Universidade Federal de Alagoas, que participaram do PLI na Universidade de Coimbra. Todos os alunos participantes da pesquisa tiveram\u{A0}conteúdos da área de AFA, no Curso de Educação Física e Ciência do Desporto da Universidade de Coimbra, durante o período que estiveram ao abrigo do PLI. Os resultados mostraram que o estudo contribuiu para a construção de saberes neste âmbito, levando em consideração o cenário da AFA.  Foi possível perceber também que, durante a formação inicial, estes alunos tiveram uma gama de atividades, as quais proporcionaram experiências que possibilitaram o desenvolvimento de competências pedagógicas para atuar no processo de inclusão de pessoas com deficiências nas aulas de Educação Física, no ambiente escolar. Este estudo destacou a importância de continuar buscando conhecimentos nesta área, como por exemplo, a participar de atividades extracurriculares no âmbito da Atividade Física Adaptada durante e após a formação na universidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ATIVIDADE FÍSICA ADAPTADA, PROGRAMA DE LICENCIATURA INTERNACIONAL, INTERCÂMBIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID9628_10092018101435.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:34"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HEVELYN OLIVEIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "HEVELYN OLIVEIRA"
    "autor_email" => "hevelynoliveira2018@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 48745
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2364
    "inscrito_id" => 9628
    "titulo" => "PROGRAMA LICENCIATURAS INTERNACIONAIS: ANÁLISE DA FORMAÇÃO EM ATIVIDADE FÍSICA ADAPTADA."
    "resumo" => "O presente estudo teve como objetivo analisar a formação vivenciada por alunos participantes do Programa de Licenciatura Internacional (PLI) - Educação Física referente aos conteúdos da área da Atividade Física Adaptada (AFA). Essa pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa descritiva e teve como instrumento para recolha de dados a entrevista semiestruturada. Abrangeu oito alunos do Curso de Educação Física Licenciatura da Universidade Federal de Alagoas, que participaram do PLI na Universidade de Coimbra. Todos os alunos participantes da pesquisa tiveram\u{A0}conteúdos da área de AFA, no Curso de Educação Física e Ciência do Desporto da Universidade de Coimbra, durante o período que estiveram ao abrigo do PLI. Os resultados mostraram que o estudo contribuiu para a construção de saberes neste âmbito, levando em consideração o cenário da AFA.  Foi possível perceber também que, durante a formação inicial, estes alunos tiveram uma gama de atividades, as quais proporcionaram experiências que possibilitaram o desenvolvimento de competências pedagógicas para atuar no processo de inclusão de pessoas com deficiências nas aulas de Educação Física, no ambiente escolar. Este estudo destacou a importância de continuar buscando conhecimentos nesta área, como por exemplo, a participar de atividades extracurriculares no âmbito da Atividade Física Adaptada durante e após a formação na universidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ATIVIDADE FÍSICA ADAPTADA, PROGRAMA DE LICENCIATURA INTERNACIONAL, INTERCÂMBIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID9628_10092018101435.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:34"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HEVELYN OLIVEIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "HEVELYN OLIVEIRA"
    "autor_email" => "hevelynoliveira2018@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar a formação vivenciada por alunos participantes do Programa de Licenciatura Internacional (PLI) - Educação Física referente aos conteúdos da área da Atividade Física Adaptada (AFA). Essa pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa descritiva e teve como instrumento para recolha de dados a entrevista semiestruturada. Abrangeu oito alunos do Curso de Educação Física Licenciatura da Universidade Federal de Alagoas, que participaram do PLI na Universidade de Coimbra. Todos os alunos participantes da pesquisa tiveram conteúdos da área de AFA, no Curso de Educação Física e Ciência do Desporto da Universidade de Coimbra, durante o período que estiveram ao abrigo do PLI. Os resultados mostraram que o estudo contribuiu para a construção de saberes neste âmbito, levando em consideração o cenário da AFA. Foi possível perceber também que, durante a formação inicial, estes alunos tiveram uma gama de atividades, as quais proporcionaram experiências que possibilitaram o desenvolvimento de competências pedagógicas para atuar no processo de inclusão de pessoas com deficiências nas aulas de Educação Física, no ambiente escolar. Este estudo destacou a importância de continuar buscando conhecimentos nesta área, como por exemplo, a participar de atividades extracurriculares no âmbito da Atividade Física Adaptada durante e após a formação na universidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.