A CORPOREIDADE E AS REPERCUSSÕES NA PRÁTICA DOCENTE
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45626 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1574 "inscrito_id" => 2026 "titulo" => "A CORPOREIDADE E AS REPERCUSSÕES NA PRÁTICA DOCENTE" "resumo" => "O corpo é um instrumento de contato social e constituinte da subjetividade. É um elemento importante na relação do indivíduo com o outro, com o mundo e com o conhecimento. O presente artigo tem por objetivo abordar a representatividade do corpo e o seu lugar no trabalho docente em uma dimensão humana, cultural e pedagógica tanto no tempo como no espaço. A teorização desse estudo foi embasada na concepção de Freud que traz um recorte sobre a abordagem do corpo na psicanálise e na concepção Walloniana que entende e enxerga o corpo como um processo de humanização dos sujeitos. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa, devido o nível de subjetividade e complexidade que envolve o tema. O instrumento aplicado foi a entrevista semiestruturada, a seis professores de duas instituições de Ensino Superior do Distrito Federal, sendo uma pública e outra privada. Por meio desse trabalho foi possível identificar que o corpo é instrumento de identidade pessoal e profissional, o qual produz vários significados visíveis e invisíveis. Elementos esses, imprescindíveis no processo de formação do indivíduo. Considera-se que a consciência da representatividade corporal pode ser uma ferramenta no fazer docente, uma vez que instrumentaliza o professor para lidar com os desafios de sala de aula, porém a formação de professores nem sempre contempla as dimensões corporais no ambiente educativo, deixando uma possível lacuna na capacitação docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "PERCEPÇÃO CORPORAL, TRABALHO DOCENTE, RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID2026_07092018091743.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAQUELINE FONSECA RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "JAQUELINE" "autor_email" => "jaquelinefrodrigues@hotma" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45626 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1574 "inscrito_id" => 2026 "titulo" => "A CORPOREIDADE E AS REPERCUSSÕES NA PRÁTICA DOCENTE" "resumo" => "O corpo é um instrumento de contato social e constituinte da subjetividade. É um elemento importante na relação do indivíduo com o outro, com o mundo e com o conhecimento. O presente artigo tem por objetivo abordar a representatividade do corpo e o seu lugar no trabalho docente em uma dimensão humana, cultural e pedagógica tanto no tempo como no espaço. A teorização desse estudo foi embasada na concepção de Freud que traz um recorte sobre a abordagem do corpo na psicanálise e na concepção Walloniana que entende e enxerga o corpo como um processo de humanização dos sujeitos. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa, devido o nível de subjetividade e complexidade que envolve o tema. O instrumento aplicado foi a entrevista semiestruturada, a seis professores de duas instituições de Ensino Superior do Distrito Federal, sendo uma pública e outra privada. Por meio desse trabalho foi possível identificar que o corpo é instrumento de identidade pessoal e profissional, o qual produz vários significados visíveis e invisíveis. Elementos esses, imprescindíveis no processo de formação do indivíduo. Considera-se que a consciência da representatividade corporal pode ser uma ferramenta no fazer docente, uma vez que instrumentaliza o professor para lidar com os desafios de sala de aula, porém a formação de professores nem sempre contempla as dimensões corporais no ambiente educativo, deixando uma possível lacuna na capacitação docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "PERCEPÇÃO CORPORAL, TRABALHO DOCENTE, RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID2026_07092018091743.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAQUELINE FONSECA RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "JAQUELINE" "autor_email" => "jaquelinefrodrigues@hotma" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }