Analisando o bairro da Iputinga do município de Recife-PE, foi observada a existência de um manguezal localizado nos arredores da Praça do Caiara. Neste manguezal, notou-se além da sua beleza natural, que se mistura com a paisagem urbana, uma significativa quantidade de lixo contrastando com a paisagem, isto levantou uma preocupação sobre de que forma incentivar as pessoas da localidade, assim como, os estudantes da Escola Municipal João XXIII para ações de preservação e conservação do mangue. Assim, acreditamos que através de um trabalho de conscientização e promoção da Educação Ambiental para a valorização e preservação do mangue, pois de acordo com LISBOA, 2012, a Educação Ambiental se faz necessária para que as pessoas sejam esclarecidas e possam, de maneira consciente e cidadã, opinar sobre projetos que certamente influenciarão suas vidas e suas comunidades por muito tempo. A justificativa da escolha desta proposta se dá pela atração e curiosidade dos olhares dos estudantes do 5º ano da Escola Municipal João XXIII, na aula de Ciências sobre o tema, além de sua importância para humanidade propondo assim, estudos, pesquisas, experiências diversas, buscando um olhar mais aprofundado a preservação de um bem comum à população local fazendo com que a interação, cuidado, preservação, conservação seja estabelecido eficazmente tendo um olhar sensível, crítico e reflexivo nas suas particularidades e nas relações existentes no ambiente no qual estão inseridos. Portanto, o objetivo deste projeto é promover a Educação Ambiental através do trabalho de preservação e conservação do meio ambiente destacando o manguezal nos arredores da Praça do Caiara no bairro da Iputinga - Recife/PE. Para isso, foi necessário aprofundar o tema manguezal e sua importância de conservação e preservação para o meio ambiente, de forma interdisciplinar, através de pesquisa bibliográfica e virtual, exibição de documentários, estudo de campo, visitação a espaços promotores do estudo sobre a temática abordada; Integrar as tecnologias existentes na escola como os tabletes, aplicativos, robótica entre outros como suportes nas pesquisas, registros, observações e criações; Envolver a comunidade escolar através de campanhas, construção de cartazes educativos, peças teatrais a fim de despertar a consciência ambiental.