Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICAS EDUCATIVAS: UM OLHAR REFLEXIVO SOBRE O ESTÁGIO EM DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: DOCÊNCIA, ESTÁGIO, PRÁTICAS EDUCATIVAS Comunicação Oral (CO) GT 01. Formação de professores
0 of 0
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48681 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1142 "inscrito_id" => 4126 "titulo" => "PRÁTICAS EDUCATIVAS: UM OLHAR REFLEXIVO SOBRE O ESTÁGIO EM DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "O presente trabalho aborda as práticas educativas desenvolvidas no Estágio em docência na Educação Infantil. Realizamos estudo de caráter bibliográfico sobre a perspectiva do estágio como pesquisa que embasa nossa postura e, optamos por um referencial que privilegia a discussão sobre o Currículo para a educação infantil. Fizemos ainda uma pesquisa empírica, por meio das atividades de ensino-aprendizagem numa escola infantil do município de São Luís. Para isto utilizamos um questionário destinado à gestora da escola e o registro das observações participantes. Este artigo objetiva analisar, de forma reflexiva, as atividades pedagógicas desenvolvidas com as crianças pequenas, em especial do Infantil II e de como estas contribuem para seu desenvolvimento integral. O estágio é o campo onde as/os estagiárias/os de licenciaturas podem experienciar a sala de aula e o cotidiano escolar como aprendizes da docência, sem mais suposições de “como deve ser a sala de aula de um ponto de vista do professor”, mas com a afirmação e comprovação de terem vivenciado o dia a dia da escola neste período de estágio. Os resultados apontam que a escola como espaço de construção de conhecimentos de crianças e jovens, também é espaço de pesquisa e aprendizagem de professores e equipe docente, como um todo. Mesmo com todas as suas problemáticas desafiadoras é notório que muito pode-se fazer para oportunizar as crianças todas as possibilidades para se desenvolverem da melhor forma possível.O presente trabalho aborda as práticas educativas desenvolvidas no Estágio em docência na Educação Infantil. Realizamos estudo de caráter bibliográfico sobre a " "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "DOCÊNCIA, ESTÁGIO, PRÁTICAS EDUCATIVAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID4126_01092018175211.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:34" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA MARINHO BOGEA" "autor_nome_curto" => "AMANDA" "autor_email" => "am.marinho@outlook.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48681 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1142 "inscrito_id" => 4126 "titulo" => "PRÁTICAS EDUCATIVAS: UM OLHAR REFLEXIVO SOBRE O ESTÁGIO EM DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "O presente trabalho aborda as práticas educativas desenvolvidas no Estágio em docência na Educação Infantil. Realizamos estudo de caráter bibliográfico sobre a perspectiva do estágio como pesquisa que embasa nossa postura e, optamos por um referencial que privilegia a discussão sobre o Currículo para a educação infantil. Fizemos ainda uma pesquisa empírica, por meio das atividades de ensino-aprendizagem numa escola infantil do município de São Luís. Para isto utilizamos um questionário destinado à gestora da escola e o registro das observações participantes. Este artigo objetiva analisar, de forma reflexiva, as atividades pedagógicas desenvolvidas com as crianças pequenas, em especial do Infantil II e de como estas contribuem para seu desenvolvimento integral. O estágio é o campo onde as/os estagiárias/os de licenciaturas podem experienciar a sala de aula e o cotidiano escolar como aprendizes da docência, sem mais suposições de “como deve ser a sala de aula de um ponto de vista do professor”, mas com a afirmação e comprovação de terem vivenciado o dia a dia da escola neste período de estágio. Os resultados apontam que a escola como espaço de construção de conhecimentos de crianças e jovens, também é espaço de pesquisa e aprendizagem de professores e equipe docente, como um todo. Mesmo com todas as suas problemáticas desafiadoras é notório que muito pode-se fazer para oportunizar as crianças todas as possibilidades para se desenvolverem da melhor forma possível.O presente trabalho aborda as práticas educativas desenvolvidas no Estágio em docência na Educação Infantil. Realizamos estudo de caráter bibliográfico sobre a " "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "DOCÊNCIA, ESTÁGIO, PRÁTICAS EDUCATIVAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID4126_01092018175211.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:34" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA MARINHO BOGEA" "autor_nome_curto" => "AMANDA" "autor_email" => "am.marinho@outlook.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O presente trabalho aborda as práticas educativas desenvolvidas no Estágio em docência na Educação Infantil. Realizamos estudo de caráter bibliográfico sobre a perspectiva do estágio como pesquisa que embasa nossa postura e, optamos por um referencial que privilegia a discussão sobre o Currículo para a educação infantil. Fizemos ainda uma pesquisa empírica, por meio das atividades de ensino-aprendizagem numa escola infantil do município de São Luís. Para isto utilizamos um questionário destinado à gestora da escola e o registro das observações participantes. Este artigo objetiva analisar, de forma reflexiva, as atividades pedagógicas desenvolvidas com as crianças pequenas, em especial do Infantil II e de como estas contribuem para seu desenvolvimento integral. O estágio é o campo onde as/os estagiárias/os de licenciaturas podem experienciar a sala de aula e o cotidiano escolar como aprendizes da docência, sem mais suposições de “como deve ser a sala de aula de um ponto de vista do professor”, mas com a afirmação e comprovação de terem vivenciado o dia a dia da escola neste período de estágio. Os resultados apontam que a escola como espaço de construção de conhecimentos de crianças e jovens, também é espaço de pesquisa e aprendizagem de professores e equipe docente, como um todo. Mesmo com todas as suas problemáticas desafiadoras é notório que muito pode-se fazer para oportunizar as crianças todas as possibilidades para se desenvolverem da melhor forma possível.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.