O presente trabalho aborda os índices de evasão dos alunos da Educação de Jovens e Adultos que é ofertada em uma escola Estadual situada na cidade de Humaitá-Amazonas, visto que o contexto histórico desta modalidade de ensino no Brasil parti da compreensão que mesmo com a oferta da Educação de Jovens e Adultos e que tenham leis que assegura fazer valer seus direitos não são o suficiente para que os alunos desta modalidade concluam a educação básica de qualidade. O trabalho tem como objetivo analisar os índices de evasão dos alunos do ensino fundamental e assim caracterizar a faixa etária dos alunos e constatar a série mais evadida. Trata-se de uma pesquisa científica do tipo exploratória tendo como metodologia a pesquisa qualitativa, na qual possibilitou a compreensão da realidade do lócus da pesquisa. Neste sentido, fez necessário optar-se por outra técnica de pesquisa de caráter documental e bibliográfica, que possibilitou coletar dados significativos na tentativa de solucionar um determinado fenômeno que abrange uma estrutura social. Esta pesquisa nos permitiu compreender que o índice de evasão ainda é constante, na qual a maioria é jovem do sexo feminino, que por algum motivo abandonaram a escola por não terem domínio de manter o controle da situação enfrentado na vida cotidiana. Portanto, é preciso buscar compreender todos os fatores que causam a evasão ajudando a entender e contribuir para que esses jovens alunos permaneçam na escola e concluam a escolarização, assim diminuindo o índice de analfabetos no Brasil.