As aulas experimentais no ensino de Química são essenciais para facilitar o processo ensino-aprendizagem, pois surgem como alternativas para auxiliar na compreensão de conteúdos considerados “abstratos”, como por exemplo, as reações químicas citadas nos livros didáticos. Os experimentos, por mais simples que sejam, promovem a ligação da teoria e da prática, com o intuito de promover a aprendizagem de forma mais integradora, holística e, mais próxima possível, da realidade do educando. Sendo assim, torna-se necessário que cada professor propicie um espaço para a abordagem de temas relevantes e significativos para o ensino da Química, mesmo sem um local adequado, como deveria ser num laboratório. Este é importante, mas não imprescindível, não especificamente no Ensino Fundamental. Neste contexto, apresentamos no decorrer deste estudo uma proposta de inserção do conteúdo de Densidade e Reações Químicas, como aula experimental em sala de aula na Escola São Vicente de Paula, Centro de Ouricuri (PE), na turma do 9° ano A, na aula de Ciências. Durante a atividade, percebeu-se o interesse dos alunos, pois despertou um desejo de maior participação, a partir da interação e da curiosidade em relação aos experimentos. A atividade reafirma a proposta de pesquisadores da área de quão é importante o papel do professor e da elaboração de propostas metodológicas a fim de permitir que o aluno amplie seu próprio conhecimento mediante uma participação ativa e interativa, buscando melhorar a visão de ensino-aprendizagem de Química no 9º ano da Educação Básica, numa escola estadual do município de Ouricuri - PE.