MARTINS, Kenya Da Silva et al.. A prática do professor tradicional. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/46087>. Acesso em: 05/11/2024 05:49
Este artigo tem como foco a prática do professor tradicional. Como ponto importante para a realização desse trabalho, foi necessário buscar opiniões de professores da cidade, com intuito de identificar a sua prática adotada em sala de aula, sendo assim, a prática caracterizou-se como tradicional, com isso chegou-se ao título À prática do professor tradicional. Os objetivos são apontar características do professor tradicional nos dias atuais, apresentar um breve relato sobre a educação jesuíta, descrever sobre a didática tradicional, avaliar influencias da pratica tradicional no processo de aprendizagem. A metodologia utilizada para fins, parte da pesquisa bibliográfica, avaliativa e descritiva, a partir de uma entrevista desenvolvida com um professor da rede municipal de educação da cidade de Balsas (maranhão) fundamentando-se em Pilleti (1996), Gadotti (1997), Behrens/Oliari (2007) dentre outros. Relata-se a respeito da educação jesuíta, trazendo suas principais características, como: o uso de repetições, o auxílio dos melhores alunos aos professores, os chamados decuriões e o ensino verbal, a qual os mestres falavam e os alunos memorizavam o conteúdo. Logo, apresentam-se as características desse modelo de ensino presentes na prática do professor tradicional atual. Os detalhes da entrevista são discutidos, a partir disso, analisam-se o professor tradicional, é sempre tradicional? Porque conserva essa prática? O que há de positivo e negativo dessa prática? Avaliam-se os pontos relevantes. Considera-se, então, que a prática do professor tradicional, conserva seus métodos por estabelecer a ordem em sala de aula, porém isso deve ser feito de maneira não imposta, e, sim por meio de uma boa postura educativa.