O presente trabalho “O uso de tecnologias por professores de sociologia no ensino médio” tem como objetivo analisar o impacto das novas tecnologias no ensino tendo como foco da análise o uso da TDIC por docentes através das diversas ferramentas existentes aliada a metodologias diferenciadas em sala de aula. A respeito das TDIC, adotamos o conceito apresentado por Lévy (1999) que deixa evidente que não se trata de usar as tecnologias a qualquer custo, mas sim de acompanhar consciente e deliberadamente uma mudança de civilização que questiona profundamente as formas institucionais, as mentalidades e a cultura dos sistemas educacionais tradicionais e sobretudo os papeis de professor e aluno. Desta forma, por meio das TDIC haveria suporte para mediação do ensino de sociologia segundo Moraes e Guimarães (2010) é interessante que haja a mediação pedagógica das TIC em relação ao ensino de sociologia, referindo-se às diferentes e possíveis maneiras de se traduzir o conhecimento sociológico, tornando-o compreensível e interessante para os alunos do ensino médio, sugerindo ainda associar a temas a recursos capazes de provocar interesse e conferir materialidade. Optamos pela a abordagem qualitativa de pesquisa e a coleta de dados, adotaremos a técnica de observação participante em duas escolas técnicas estaduais em recife.
Palavras-chave:. TDIC's, Sociologia, Docentes, Escola pública, Inclusão Digital.