Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DE JOGOS EDUCACIONAIS COMPUTADORIZADOS MATEMÁTICOS PARA AUXILIAR A APRENDIZAGEM DAS OPERAÇÕES ARITMÉTICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: JOGOS EDUCACIONAIS MATEMÁTICOS, INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Comunicação Oral (CO) GT 13. Educação Matemática
0 of 0
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48352 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3213 "inscrito_id" => 7469 "titulo" => "O USO DE JOGOS EDUCACIONAIS COMPUTADORIZADOS MATEMÁTICOS PARA AUXILIAR A APRENDIZAGEM DAS OPERAÇÕES ARITMÉTICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Este artigo descreve uma experiência educacional realizada com alunos do 3º ano fundamental de uma escola municipal, na qual utilizou-se jogos educacionais computadorizados matemáticos (JEC matemáticos) para auxiliar a aprendizagem das operações aritméticas elementares. Nessa experiência foi planejada uma unidade instrucional que foi aplicada conforme uma metodologia que buscou associar o estudo teórico e prático das operações aritméticas ensinadas em sala de aula com exercícios práticos feitos em laboratório com o JEC matemático TuxMath. A partir dos resultados quantitativos e qualitativos obtidos dessa experiência, constatou-se que quando vistos como suporte pedagógico e aplicados sistematicamente de acordo com uma metodologia bem delineada, os JEC matemáticos podem responder de maneira satisfatória às demandas de ensino da matemática onde a motivação dos alunos por aprender os conteúdos de matemática deva ser encorajada.Este artigo descreve uma experiência educacional realizada com alunos do 3º ano fundamental de uma escola municipal, na qual utilizou-se jogos educacionais comp" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática" "palavra_chave" => "JOGOS EDUCACIONAIS MATEMÁTICOS, INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID7469_11092018205039.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLAUDIVAN CRUZ LOPES" "autor_nome_curto" => "CLAUDIVAN" "autor_email" => "claudivancl@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48352 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3213 "inscrito_id" => 7469 "titulo" => "O USO DE JOGOS EDUCACIONAIS COMPUTADORIZADOS MATEMÁTICOS PARA AUXILIAR A APRENDIZAGEM DAS OPERAÇÕES ARITMÉTICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Este artigo descreve uma experiência educacional realizada com alunos do 3º ano fundamental de uma escola municipal, na qual utilizou-se jogos educacionais computadorizados matemáticos (JEC matemáticos) para auxiliar a aprendizagem das operações aritméticas elementares. Nessa experiência foi planejada uma unidade instrucional que foi aplicada conforme uma metodologia que buscou associar o estudo teórico e prático das operações aritméticas ensinadas em sala de aula com exercícios práticos feitos em laboratório com o JEC matemático TuxMath. A partir dos resultados quantitativos e qualitativos obtidos dessa experiência, constatou-se que quando vistos como suporte pedagógico e aplicados sistematicamente de acordo com uma metodologia bem delineada, os JEC matemáticos podem responder de maneira satisfatória às demandas de ensino da matemática onde a motivação dos alunos por aprender os conteúdos de matemática deva ser encorajada.Este artigo descreve uma experiência educacional realizada com alunos do 3º ano fundamental de uma escola municipal, na qual utilizou-se jogos educacionais comp" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática" "palavra_chave" => "JOGOS EDUCACIONAIS MATEMÁTICOS, INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID7469_11092018205039.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLAUDIVAN CRUZ LOPES" "autor_nome_curto" => "CLAUDIVAN" "autor_email" => "claudivancl@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Este artigo descreve uma experiência educacional realizada com alunos do 3º ano fundamental de uma escola municipal, na qual utilizou-se jogos educacionais computadorizados matemáticos (JEC matemáticos) para auxiliar a aprendizagem das operações aritméticas elementares. Nessa experiência foi planejada uma unidade instrucional que foi aplicada conforme uma metodologia que buscou associar o estudo teórico e prático das operações aritméticas ensinadas em sala de aula com exercícios práticos feitos em laboratório com o JEC matemático TuxMath. A partir dos resultados quantitativos e qualitativos obtidos dessa experiência, constatou-se que quando vistos como suporte pedagógico e aplicados sistematicamente de acordo com uma metodologia bem delineada, os JEC matemáticos podem responder de maneira satisfatória às demandas de ensino da matemática onde a motivação dos alunos por aprender os conteúdos de matemática deva ser encorajada.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.