Resumo: O artigo intitulado com “O uso de ferramentas tecnológicas modernas no ensino médio”, tem como principal objetivo descrever o uso de ferramentas tecnológicas modernas nas escolas públicas estaduais: (1), (2) e (3) do município de Mauriti –Estado do Ceará. Verifica-se no Ensino Médio a falta de metodologias atrativas que favoreçam à aprendizagem significativa dos discentes. É necessário o professor utilizar estratégias de ensino com o uso de ferramentas tecnológicas modernas para despertar o interesse dos alunos para aprender a prender e deixar as aulas mais dinâmicas e atrativas. A pesquisa teve um enfoque quantitativo, realizada em três escolas estaduais de ensino médio. É uma pesquisa teórica com o método descritivo. Os dados coletados foram extraídos através de questionários. Os resultados revelaram que na sua totalidade, os professores pesquisados das citadas escolas utilizam ferramentas tecnológicas modernas, com o uso de computador, seguindo-se pelo uso da TV- pen drive e o data-show, entre outras. A utilização de ferramentas tecnológicas em sala de aula facilita o ensino e aprendizagem e o mau uso dessas ferramentas poderá acarretar o resultado diferente. A inserção de recursos tecnológicos na escola amplia as metodologias para ensinar, melhorando as práticas pedagógicas dos docentes para o sucesso da aprendizagem dos discentes. Sendo assim, o professor ao planejar suas aulas utilizando softwares educativos, vídeos, músicas, filmes, os alunos irão produzir objetos de aprendizagem de forma multidisciplinar e colaborativa.