Sabendo das dificuldades dos alunos surdos na aquisição dos conteúdos, assim como sua simulação em sala de aula como aprendizes, ficou perceptível que esses estudantes estão com um conhecimento muito aquém do esperado, impossibilitados de ingressar em uma universidade, concorrer uma vaga de emprego e até mesmo ser aprovado em um concurso público. Logo a inclusão do aluno surdo deve ocorrer desde a Educação Infantil até a Educação Superior. O trabalho com aluno surdo deve ocorrer em um ambiente bilíngue. Nesse sentido não falamos em alfabetização de surdos simplesmente, mas o meio pelo qual conhece e se apropria da língua portuguesa e a utiliza em suas relações sociais, acreditamos que esse seria o letramento. Neste contexto esse estudo teve como objetivo geral compreender a metodologia utilizada pela professora para oportunizar o desenvolvimento do aluno surdo em relação à alfabetização e letramento. Para realizamos a discussão da questão de nosso estudo, utilizamos autores como Felipe (2007), Soares (2001), Damázio (2007). Nossa pesquisa foi realizada em uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Cachoeirinha- PE. Como metodologia utilizamos entrevista, assim como observação da sala de aula, e para análise de dados utilizamos a análise de conteúdo Bardin (1977). Os dados levantados apontam que há necessidade de uma maior discussão acerca da alfabetização e letramento de surdos, assim como também indica a relevância da formação continuada para profissionais da educação.