O presente estudo, em fase inicial, busca fazer uma análise a respeito do processo da educação inclusiva para crianças portadoras de deficiências especificas da aprendizagem. Além disso, analisa também os desafios encontrados na educação, cuja falta de informação, preconceito, despreparo, acabam transformando isso na exclusão das crianças, tanto por parte dos professores quanto por parte do próprio núcleo estudantil. As crianças que estão sendo inseridas a este meio, encontram barreiras que às impedem de crescer junto com as demais do ensino regular. É por meio dessa abordagem que se tornou essencial para esta pesquisa, observar como a escola vem exercendo seu papel, e como a educação continuada pode favorecer no crescimento das ações inclusivas, seja ela, em cursos de formação continuada ou especializações. É crucial para a inclusão das crianças portadoras de necessidades especificas, o acesso livre a educação regular de ensino, como também, ter professores preparados para recebê-las. Para Zolin (2012), a escola é uma instituição que se destaca por ser favorável à transformação social, está se realiza através da inclusão e de oportunidades educativas para todos, porém, pelo que se tem o sistema educacional de hoje, é notória a deficiência escolar de atender e incluir os sujeitos que por serem diferentes tem o seu direito de aprender negado. Mesmo, o estudo sendo inicial, observa-se que dos dados levantados apontam para a ausência de políticas educacionais que que garantam a qualidade da educação para os deficientes.