A presente comunicação tem por objetivo compartilhar como dois dos Institutos Federais colaboram na formação de professores no contexto educacional nacional. A priori, os Institutos Federais foram criados para a popularização do acesso à educação, bem como para a verticalização da mesma de forma que, caso desejasse, o aluno poderia entrar no nível médio e deixar a instituição pós graduado. Após dez anos de existência, passando por adaptações e ajustes de toda natureza, os institutos possuem, também, a nobre missão de formar docentes para o país. No caso dessa apresentação, socializa-se a riqueza do diálogo interinstitucional, uma vez que as autoras representam a mesma Instituição em contextos diferentes, no caso IFRJ e IFBA. As trocas entre pares, quer sejam da mesma instituição ou de instituições afins, possibilitam enriquecimento da formação, tanto dos professores formadores, quanto dos professores em formação. Assim, o tema do trabalho aborda o papel das professoras formadoras em diferentes etapas da formação sob o mesmo paradigma epistemológico e em diferentes realidades. Os resultados apontam para o sucesso de uma concepção de estágio supervisionado enquanto campo formativo, diferente da vigente que é praticada em boa parte dos cursos de licenciaturas das universidades. O processo em foco torna a formação inicial um momento mais significativo e de impacto na formação, no qual os universitários percebem que o fim da formação inicial é apenas o início de uma longa vida profissional.