O presente artigo intitulado “O papel do educador no ato de cuidar e de educar na educação infantil” tem como objetivo investigar os problemas e os desafios enfrentados pelos educadores no âmbito entre o cuidar e o educar na educação infantil como, também, compreender este binômio como parte integrante desta etapa de ensino, visto que o cuidar e o educar são essências e indissociáveis para o desenvolvimento da aprendizagem da criança. Para um melhor entendimento do tema nos respaldamos no Referencial Curricular da Educação Infantil (1998), nas Diretrizes Curriculares da Educação Infantil (2009), nos postulados de Campos (1994) e Nascimento (2006), na perspectiva de esclarecer aos educadores a necessidade de se trabalhar o cuidar e o educar de forma integrada na educação infantil, pois ao mesmo tempo em que as crianças precisam de cuidados, elas também, necessitam de oportunidades que favoreçam o desenvolvimento de suas aprendizagens e este período da infância a criança descobre, brinca, explora e aprende sobre e com o meio em que ela está inserida. Portanto, a partir dos resultados dessa pesquisa é necessário que as Instituições de Educação Infantil percebam que esta fase de ensino é de inteira importância para o desenvolvimento das crianças, além de tudo os educadores percebam que a criança também é um ser social e histórico, assim, as práticas escolares do cuidar e do educar são inseparáveis e precisam serem integradas no desenvolvimento físico, emocional, cognitivo, afetivo e social da criança.