O tema deste trabalho é analisar o Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) na perspectiva da Avaliação Nacional de Alfabetização. Fala-se em avaliação de segunda geração por se tratar de um diagnóstico que vai além da medição da qualidade da educação. A pesquisa foi realizada através de análise bibliográfica. De modo que o seu objetivo geral é analisar a efetivação da política pública de formação docente e a reflexão da mesma no dia a dia das escolas, por meio de assistência aos professores que concordaram com esta proposta. Os principais autores que embasaram o estudo foram Anderson (2005), Bonamino; Souza (2012), Brasil (2012), Mortatti (2013), Oliveira e Araújo (2005). A metodologia foi de cunho qualitativo, com características exploratórias e bibliográficas. E Em palavras gerais, conclui-se que este ensaio é unicamente um estudo prévio relativo ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) que intencionou induzir posteriores pesquisas relacionada ao campo das políticas públicas educacionais, capaz de perceber a complexidade e os problemas que se referem ao fracasso escolar visto tão somente como responsabilidade do professor e da escola.