, Joaravalentedeamorimalves et al.. Didática: a teoria e a prática na educação. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/46967>. Acesso em: 23/12/2024 12:20
RESUMO: O trabalho tem como objetivo analisar a importância da docência e da didática no ensino superior. Para uma população se desenvolver com ética, igualdade e respeito faz-se necessário um grande investimento na educação. A formação de um cidadão humanizado ocorre desde a Educação Básica até o Ensino Superior. Iremos nos ater ao professor universitário, que forma os futuros profissionais de todas as áreas do conhecimento. A formação acadêmica é associada a formação do ser humano como pessoa capaz de pensar e não apenas memorizar e repetir mecanicamente o que aprendeu na escola e na faculdade. Cabe então aos professores em geral levar os alunos a descobrirem meios de buscar o conhecimento e associá-lo com a vida prática. Este deve ser um valor assumido pelas instituições universitárias, especialmente num momento em que tanto se fala em autonomia e em avaliação. A qualidade do fazer universitário passa, sem dúvida, pela condição de, seriamente, estar sempre se educando. O professor necessita não apenas de sólidos conhecimentos na área em que pretende lecionar, mas também de habilidades pedagógicas suficientes para tornar o aprendizado mais eficaz. Além disso, o professor precisa ter uma visão de mundo, de ser humano, de ciência e de educação compatível com as características de sua função. Requer-se, portanto, um professor capaz de organizar e dirigir situações de aprendizagem, que domine os conteúdos a serem ensinados e os traduza em objetivos de aprendizagem. Que seja capaz de explorar os acontecimentos, favorecendo a apropriação ativa e a transferência dos saberes.