NASCIMENTO, Maria Do Carmo Do et al.. O lúdico no ensino da matemática. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/48157>. Acesso em: 23/12/2024 05:40
: Apesar de reconhecida por sua importância no desenvolvimento da humanidade, a matemática também é muito lembrada quando o assunto é a dificuldade na aprendizagem. Historicamente se estudam as causas das dificuldades que os alunos encontram para assimilar os conteúdos matemáticos, estando estes estudantes em qualquer nível de formação, desde a educação infantil até a graduação. É necessário que os educadores percebam a presença desses interesses e dessas capacidades e transformem a Educação Matemática em algo alegre, interessante e prazeroso, O lúdico é a brincadeira, é o jogo, é a diversão e é sob esse ponto de vista que desenvolvemos essa pesquisa, para que o aprendizado se torne mais atrativo e divertido. Neste trabalho apresentamos os resultados de uma intervenção feita em sala de aula. Buscamos trabalhar as operações matemáticas através de um jogo de dominó educativo no ensino fundamental de uma escola publica do município de Araruna/PB onde foi ministrado os conteúdos de matemática em sala de aula e em seguida apresentado o jogo. A matemática é abordada como uma realidade vivida e necessária ao uso da interdisciplinaridade desde as primeiras series iniciais do ensino fundamental permitindo ao aluno atuar na sociedade como um ser pensante; e que seja capaz de utilizar o raciocínio logico e resolver problemas matemáticos em seu cotidiano.