O presente trabalho objetiva é descrever de forma comentada e reflexiva as atividades desenvolvidas no Estágio no Ensino Fundamental II. A origem do trabalho encontra-se na experiência da autora como estagiária no Ensino Fundamental II, que é uma das exigências da graduação em Pedagogia da Universidade Federal do Pará (UFPA) que foi realizado na turma do 2º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Rosa Gattorno na cidade de Belém. Utilizou-se para este trabalho a abordagem de cunho qualitativo, sendo possível, através de pesquisa bibliográfica sobre o tema que objetivou o amadurecimento do tema em GEIGER, 2003; PIMENTA e LIMA, 2004; TARDIF e LESSARD, 2005, entre outros. Através dos conhecimentos teóricos adquiridos e das vivências na Escola, concluímos que o estágio no Ensino Fundamental é de suma importância para a formação do pedagogo, pois permite a união entre teoria e prática, possibilitando uma compreensão mais ampla no campo da docência. Apresentando para nós estudantes a realidade profissional na qual seremos inseridas, dessa forma, o estágio nos proporcionou conhecer os aspectos indispensáveis para a formação da construção da nossa identidade.