O referido estudo teve como objetivo analisar o conhecimento das professoras em relação ao que é primordial no Ensino de linguagem no 1º ano do ensino fundamental. Também buscamos identificar que atividades são imperativas para que as crianças avancem no processo de alfabetização. É importante destacar que a escolha por este ano de ensino se deu por conta da sua importância no aprendizado do sistema de escrita alfabética visto que as habilidades do primeiro ano são imprescindíveis para apropriação de novas competências, como também para conclusão do I ciclo com êxito. Para tratarmos dos presentes objetivos nos pautamos nas discussões de Morais (2012) Ferreiro, Teberosky (1999) e Soares (2016). Para realizarmos a coleta de dados aplicamos entrevista semiestruturada com 3 professoras que lecionavam no 1º ano do ensino fundamental. As mesmas são licenciadas em Pedagogia, e com cerca de cinco anos de experiência na área. A pesquisa foi realizada numa escola municipal da prefeitura de Jaboatão dos Guararapes. Notamos que as docentes entrevistadas compreendem que existem conhecimentos imprescindíveis para que os alunos apropriem -se do sistema de escrita alfabética, todavia nenhuma tratou dos direitos de aprendizagens do ciclo de alfabetização e em especial dos direitos de aprendizagem do primeiro ano do ensino fundamental.