A presente pesquisa objetiva avaliar o ensino de literatura no Ensino Médio do município de Balsas-MA por meio da análise do livro didático, Coleção Objetivo, dos autores Francisco Achcar, Elizabeth de Melo Massaranduba, Laudemir Guedes Fragoso, Rita de Cássia Ramos, Valquíria de Souza Costa Pretel e Thaís Marassi Prado, que é adotado pela Centro de Ensino Dom Daniel Comboni, escola do município de Balsas, aqui denominado, Escola 2. Em pesquisas realizadas anteriormente, constatou-se que o livro didático é o recurso mais utilizado pelos professores de Língua Portuguesa para o ensino de literatura. Objetiva-se avaliar nos livros indicados os critérios estabelecidos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) como: a adequação à legislação educacional (PCN’s) e constitucional (inciso IV do Artigo 3º da CF); as diretrizes e normas oficiais relativas ao Ensino Médio; os aspectos visuais e gráficos; a coerência teórico-metodológica do conteúdo e das atividades propostas; adequação às séries; adequação ao universo linguístico do aluno; atualidade das investigações epistemológicas e didáticas; correta abordagem conceitual; conformidade nos aspectos sociocultural e preceitos éticos; valorização da experiência de vida do aluno e os aspectos interdisciplinares, intertextuais e tecnológicos. Portanto, a pesquisa realiza uma investigação no livro didático a fim de reconhecer como tal obra é estruturada para o ensino da literatura. Interessa-nos observar se essa obra é capaz de contribuir para o melhor desempenho do educando na leitura e na produção textual, se contribui para o desenvolvimento do senso-crítico, do protagonismo social e, principalmente, se promove o gosto pela leitura e o letramento literário.