A aproximação entre a pesquisa em ensino de Ciências e o ensino de Ciências se faz necessária para que se possa refletir de forma satisfatória sobre a prática docente – o que é feito através de divulgação e debates dos resultados de pesquisas. O presente artigo relata o desafio proposto a uma estudante que cursará a Licenciatura em Ciências Biológicas, em 2019. Esse desafio envolveu utilizar dados de pesquisa sobre a plasticidade fenotípica de Plectrnthus neochilus Schltr. para aprender a tabular, confeccionar gráficos, compreender testes de hipótese nula, realizar teste estatístico e propor aulas sobre o tema em questão para universitários de áreas das ciências ambientais. O objetivo é relatar os caminhos trilhados pela estudante para viabilizar o ensino do tema. A partir do recebimento dos dados, a estudante optou por fazer os gráficos com os dados brutos sob a forma de barras, utilizando o programa Microsoft Excel. Foi relatado a estudante que existiam 27 hipóteses nulas a serem testadas a partir dos resultados obtidos para três análises morfológicas (altura, distância entrenós, área foliar) de P. neochilus que expressou plasticidade fenotípica frente a oito condições experimentais abióticas relativas à intensidade de luz solar e dois tipos de solo quanto aos adubos. O programa estatístico escolhido pela estudante foi o Past UiO. Vinte e cinco hipóteses nulas foram rejeitadas. A proposta aprovada foi aplicar percurso semelhante com os estudantes-alvo, solicitando que eles utilizem dois tipos de gráficos, elaborar as hipóteses e que eles explicar o método estatístico indicado (Kruskal Whallis test).