CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS APRESENTADAS POR
ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II SOBRE O CONTEÚDO
DE INSETOS.
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 46740 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1813 "inscrito_id" => 4560 "titulo" => """ CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS APRESENTADAS POR\r\n ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II SOBRE O CONTEÚDO\r\n DE INSETOS. """ "resumo" => """ As concepções alternativas são frutos da aprendizagem individual formada pelas vivencias\r\n do individuo, originando-se através de experiências pessoais, sociocultural e familiar. Ao introduzir\r\n novos conceitos em sala de aula se faz necessário que o profissional da educação procure reconhecer\r\n os conhecimentos prévios apresentados pelos alunos, referente á temática, esses saberes auxiliarão no\r\n momento de planejar e organizar metodologias efetivas para tornar a aprendizagem mais significativa.\r\n O presente trabalho objetiva identificar concepções alternativas que os alunos do ensino fundamental\r\n II apresentam sobre o conteúdo dos insetos, para que sejam desenvolvidas metodologias que\r\n possibilitem a conscientização e conservação. O estudo foi realizado na Escola Estadual José\r\n Fernandes Machados, no qual participaram 32 alunos das turmas de 8°ano. Como proposta\r\n metodológica aplicou-se questionários com a finalidade de identificar quais concepções os estudantes\r\n tinham a respeito da classe dos insetos. A análise dos dados obtidos deu-se através da construção de\r\n gráficos e interpretação das justificativas. Observou-se que invertebrados e vertebrados foram citados\r\n pelos alunos como pertencentes ao grupo dos insetos, quase sempre associando ao grupo espécies que\r\n causam danos á saúde do homem, além da maioria dos participantes não conseguir identificar as\r\n relações harmônicas entre o homem e os insetos, ou se estes desempenhavam algum papel importante\r\n na natureza. Conclui-se que os educandos apresentam variadas concepções alternativas sobre a classe\r\n e quase sempre associadas a fatores negativos, tais percepções configuram um obstáculo para o\r\n ensino-aprendizagem do conhecimento cientifico, sendo necessário então identifica-las para um\r\n melhor planejar os conteúdos abordados em sala de aula. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS, INSETOS, ENSINO DE CIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID4560_08092018202448.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WILLIANDERSON MARCOLINO DE LIMA" "autor_nome_curto" => "WILLIANDERSON LIMA" "autor_email" => "wgtodefc@hotmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX (UNIFACEX)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 46740 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1813 "inscrito_id" => 4560 "titulo" => """ CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS APRESENTADAS POR\r\n ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II SOBRE O CONTEÚDO\r\n DE INSETOS. """ "resumo" => """ As concepções alternativas são frutos da aprendizagem individual formada pelas vivencias\r\n do individuo, originando-se através de experiências pessoais, sociocultural e familiar. Ao introduzir\r\n novos conceitos em sala de aula se faz necessário que o profissional da educação procure reconhecer\r\n os conhecimentos prévios apresentados pelos alunos, referente á temática, esses saberes auxiliarão no\r\n momento de planejar e organizar metodologias efetivas para tornar a aprendizagem mais significativa.\r\n O presente trabalho objetiva identificar concepções alternativas que os alunos do ensino fundamental\r\n II apresentam sobre o conteúdo dos insetos, para que sejam desenvolvidas metodologias que\r\n possibilitem a conscientização e conservação. O estudo foi realizado na Escola Estadual José\r\n Fernandes Machados, no qual participaram 32 alunos das turmas de 8°ano. Como proposta\r\n metodológica aplicou-se questionários com a finalidade de identificar quais concepções os estudantes\r\n tinham a respeito da classe dos insetos. A análise dos dados obtidos deu-se através da construção de\r\n gráficos e interpretação das justificativas. Observou-se que invertebrados e vertebrados foram citados\r\n pelos alunos como pertencentes ao grupo dos insetos, quase sempre associando ao grupo espécies que\r\n causam danos á saúde do homem, além da maioria dos participantes não conseguir identificar as\r\n relações harmônicas entre o homem e os insetos, ou se estes desempenhavam algum papel importante\r\n na natureza. Conclui-se que os educandos apresentam variadas concepções alternativas sobre a classe\r\n e quase sempre associadas a fatores negativos, tais percepções configuram um obstáculo para o\r\n ensino-aprendizagem do conhecimento cientifico, sendo necessário então identifica-las para um\r\n melhor planejar os conteúdos abordados em sala de aula. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS, INSETOS, ENSINO DE CIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID4560_08092018202448.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WILLIANDERSON MARCOLINO DE LIMA" "autor_nome_curto" => "WILLIANDERSON LIMA" "autor_email" => "wgtodefc@hotmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX (UNIFACEX)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }