A Educação de Jovens e Adultos (EJA) apresenta-se como um processo de escolarização que busca a
(re)inserção dos sujeitos que a compõem nos contextos sociais como cidadãos não marginalizados,
mas como sujeitos detentores de conhecimentos que os dignifiquem nos processos de construção
social. A leitura de textos que contribuam para os sujeitos (re)pensarem suas realidades faz-se
necessária, por ser através dela que se estabelece práticas de letramento que vão configurar um
constante diálogo entre as realidades dos sujeitos e as realidades apresentadas e, dialeticamente,
questionadas nos textos. O Cortiço de Aluísio Azevedo apresenta-se como um desses textos que
estabelecem possibilidades de discussões, por trazer à tona contextos sociais que ainda estão presentes
na sociedade contemporânea, como a inter-relação de culturas, a homossexualidade, entre outros. Este
trabalho teve como objetivos estabelecer a reflexão e a (re)significação dos sujeitos sociais da EJA;
estabelecer processos de construção do leitor crítico e proficiente; promover processos de letramento a
partir das discussões instauradas. As leituras realizadas foram feitas sem a descaracterização do texto,
respeitando a linguagem e estabelecendo uma dialética entre autor-texto-leitor. Essas práticas de
leituras estabelecem um letramento que vai além de uma simples reflexão social, ele vai possibilitar
uma tomada de consciência diante de determinadas problemáticas nas (re)configurações do espaço
social.