Este trabalho tem por finalidade apresentar uma das etapas da pesquisa que está sendo desenvolvida no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A pesquisa tem por objetivo analisar alguns livros didáticos presentes no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), a fim de verificar a presença de processos históricos acerca do cálculo da área do círculo. A História da Matemática pode ser utilizada para elaborar e realizar atividades voltadas para a construção de conceitos matemáticos, para que seja possível ao aluno conhecer a evolução dos conteúdos estudados, bem como conhecer a natureza investigativa que existia nas gerações durante todo o desenvolvimento histórico. Dessa forma, é importante que o professor tenha conhecimento do uso da História da Matemática e faça um bom planejamento. Assim, este trabalho traz o que analisamos nos principais documentos de orientação curricular para o ensino de Matemática a fim de verificarmos quais são as orientações para o ensino da área do círculo. Vimos que esses documentos fazem referência ao uso da História da Matemática como um recurso que pode dinamizar as aulas de Matemática e despertar o interesse do aluno no conteúdo, mas não trazem orientações mais específicas de como isso pode ser feito, nem tão pouco como fazer essa abordagem especificamente para a área do círculo.