REIS, Eletrissandra et al.. Novas perspectivas para a formação docente continuada. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/47926>. Acesso em: 23/12/2024 08:42
Para a efetivação dessa pesquisa, realizou-se uma revisão de literatura sobre a formação docente continuada e a valorização dos sujeitos. Tal trabalho surgiu, através de observações da inquietude docente na realidade atual, que denunciam o despreparo e a urgente necessidade de rever a formação. É necessário reconduzir os processos educativos, uma vez que, as demandas são muitas e a rotina escolar não consegue acompanhar as mudanças e as transformações do conhecimento exigindo, entre outras ações, um profissional diferente daquele, cuja missão era o reproduzir de saberes historicamente construídos. Este estudo baseou-se em autores que apresentam uma nova perspectiva de formação continuada, onde o educador é sujeito da própria formação, e as experiências e saberes historicamente construídos devem ser partilhados com seus pares no espaço e tempo escolar. Diante de tantas mudanças, o professor não pode considerar a formação inicial ou em cursos de atualização, como essenciais para o desenvolvimento de uma prática eficaz. É necessário que tenha a clareza de que, um projeto de formação não pode limitar-se a aquisição de conhecimentos, e que ele possui papel decisivo na própria formação, sujeito de sua construção, pela valorização de sua prática e saberes. O docente se faz em sua vivência, nos enfrentamentos diários em que vai descobrindo caminhos, partilhando experiências, desconstruindo e reconstruindo práticas e, principalmente, se reconhecendo capaz, se percebendo sujeito. Assim, a pesquisa evidenciou o caráter autônomo do professor enquanto fator fundamental na construção de saberes necessários à transformação de que necessita a escola.