A popularização das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) possibilitou a consolidação da Cibercultura, fenômeno diagnosticado por alguns autores no início dos anos 1990, acarretando mudanças na forma como a sociedade se relaciona através das tecnologias digitais. Nesse contexto, a educação possui desafios no que se refere à adoção das tecnologias digitais, principalmente no âmbito da avaliação de aprendizagem a partir dessas tecnologias. Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de categorias de análise a serem utilizadas durante uma pesquisa que procura investigar as possibilidades das narrativas digitais na mídia podcast, quando utilizadas como instrumento avaliativo em uma disciplina de História, no ensino superior. Para isso, apresentaremos o problema de pesquisa, objetivos gerais, específicos e metodologia. Em seguida, faremos a exposição do referencial teórico, apresentando os autores que direcionam nosso olhar quanto ao conceito de narrativas digitais, podcast, narrativa em relação à História, e, por fim, o referencial quanto à avaliação a partir da utilização de tecnologias digitais. Por fim, descrevemos as reflexões e diálogos realizados junto aos autores apresentados no nosso referencial teórico, possibilitando o desenvolvimento das categorias de análise a serem utilizadas durante a execução dos objetivos específicos da pesquisa em questão.