Refletir sobre a prática docente a partir do viés das metodologias de ensino na geografia é também pensar sobre o contexto de educação e da escola em sua totalidade entendendo que este ambiente se demarca por complexidades em suas relações e na forma de se construir os conhecimentos. O espaço da investigação toma por referência, como já mencionado, uma escola situada em um município integrante da Região do Alto Oeste Potiguar, especificamente na microrregião de Pau dos Ferros/RN. No sentido que se dirige aos conhecimentos, é possível considerar que as concepções metodológicas dos conteúdos passam a requerer novas formas de ensinar junto ao incremento de procedimentos e estratégias que possibilitem uma significação das aprendizagens. Para que o ensino de geografia possa ser pensar frente a estas realidades é preciso, antes de tudo, pensar acerca do real sentido do “ensinar” e “como ensinar” entendendo que a metodologia de ensino não se restringe somente ao que se caracteriza como social ou politico, mas também com o que se realiza na prática para estimular e possibilitar um contato mais acessível aos conhecimentos. Embora sua função na educação seja contextualizar a realidade com os conhecimentos trazidos e reconstruídos na escola, a forma e os procedimentos de como operacionalizar esta ação devem ser repensados no conjunto da organização do trabalho docente.