Este trabalho tem como objetivo descrever o projeto de complementação ao ensino
“Matemática na Automação: Um Reforço ao Aprendizado”, cujo público alvo foi uma turma de
primeiro ano do curso técnico de Automação Industrial em um Instituto Federal, ingressantes do ano
de 2018. Dadas as dificuldades que os alunos enfrentam nas disciplinas técnicas, majoritariamente
aqueles ingressos pelo sistema de cotas, cuja principal razão se dá pela carência de aprendizado de
conteúdos matemáticos, o projeto teve o intuito de oferecer um suporte ao aluno com dificuldades na
matemática básica do ensino fundamental, para que o mesmo consiga desenvolver o aprendizado das
disciplinas técnicas sem déficits de aprendizado em conteúdos pré-requisitos. Ainda que o projeto não
tenha como pré-requisito o ingresso por cotas, o mesmo almeja contribuir para a política de
permanência dos alunos cotistas, no intuito de diminuir as reprovações e evasões. A metodologia
utilizada envolveu o mapeamento dos conteúdos que causam maiores dificuldades, com a utilização de
aulas expositivas de conteúdos do ensino fundamental e aplicação de listas de exercícios para fixação.
Em uma análise posterior, através de um questionário de avaliação, 77% dos participantes relataram
uma melhora no desempenho nas disciplinas técnicas e 100% recomendam a reoferta do curso para os
ingressantes do próximo ano letivo.