LUZ, CRÔNICA, AÇÃO: A PRÁXIS DOS MULTILETRAMENTOS NO
ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA.
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 47801 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1282 "inscrito_id" => 7394 "titulo" => """ LUZ, CRÔNICA, AÇÃO: A PRÁXIS DOS MULTILETRAMENTOS NO\r\n ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. """ "resumo" => "A influência que a tecnologia tem hoje no âmbito do letramento é inquestionável, bem como a necessidade da presença dos multiletramentos na escola. Uma pedagogia escolar que contemple a multimodalidade textual, com uma metodologia que atenda a formação de indivíduos para práticas sociais norteadas pelos multiletramentos, é fundamental e é também o ponto de partida para este trabalho que propõe um projeto didático digital, com fins de fomentar a cultura do uso das TIC’s (Tecnologias de Informação e Comunicação) nas escolas enquanto subsídio para a aprendizagem dos alunos. O objetivo é que os alunos analisem e produzam o gênero crônica, utilizando as ferramentas da mídia digital Facebook para discussões e debates, através de vídeos produzidos por eles mesmos. A partir de pesquisa bibliográfica, da observação participante e entrevistas com o gestor e a professora das turmas, construiu-se a proposta pedagógica em questão. A mídia digital Facebook, elencada para esse projeto, intenciona fazer com que os alunos a observem também como coconstrutora do conhecimento escolar e que a escola é parte da sua prática social, principalmente através de seus conteúdos. A adequação escolar ao cenário social em que estamos inseridos é que possibilitará a todos os envolvidos – escola, família e sociedade - ressignificar o processo de ensino-aprendizagem, e preparará os estudantes de forma efetiva para atuarem na sociedade globalizada sabendo aliar o conhecimento ao uso das TIC`s." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "MULTILETRAMENTOS, TIC`S, LÍNGUA PORTUGUESA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA19_ID7394_03092018221113.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANE LOPES DA SILVA GODINHO" "autor_nome_curto" => "JULIANE" "autor_email" => "juhlopes7@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 47801 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1282 "inscrito_id" => 7394 "titulo" => """ LUZ, CRÔNICA, AÇÃO: A PRÁXIS DOS MULTILETRAMENTOS NO\r\n ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. """ "resumo" => "A influência que a tecnologia tem hoje no âmbito do letramento é inquestionável, bem como a necessidade da presença dos multiletramentos na escola. Uma pedagogia escolar que contemple a multimodalidade textual, com uma metodologia que atenda a formação de indivíduos para práticas sociais norteadas pelos multiletramentos, é fundamental e é também o ponto de partida para este trabalho que propõe um projeto didático digital, com fins de fomentar a cultura do uso das TIC’s (Tecnologias de Informação e Comunicação) nas escolas enquanto subsídio para a aprendizagem dos alunos. O objetivo é que os alunos analisem e produzam o gênero crônica, utilizando as ferramentas da mídia digital Facebook para discussões e debates, através de vídeos produzidos por eles mesmos. A partir de pesquisa bibliográfica, da observação participante e entrevistas com o gestor e a professora das turmas, construiu-se a proposta pedagógica em questão. A mídia digital Facebook, elencada para esse projeto, intenciona fazer com que os alunos a observem também como coconstrutora do conhecimento escolar e que a escola é parte da sua prática social, principalmente através de seus conteúdos. A adequação escolar ao cenário social em que estamos inseridos é que possibilitará a todos os envolvidos – escola, família e sociedade - ressignificar o processo de ensino-aprendizagem, e preparará os estudantes de forma efetiva para atuarem na sociedade globalizada sabendo aliar o conhecimento ao uso das TIC`s." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "MULTILETRAMENTOS, TIC`S, LÍNGUA PORTUGUESA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA19_ID7394_03092018221113.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANE LOPES DA SILVA GODINHO" "autor_nome_curto" => "JULIANE" "autor_email" => "juhlopes7@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }