LITERATURA E INSTAGRAM: PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO POR MEIO DE TECNOLOGIAS
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 47777 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3395 "inscrito_id" => 10875 "titulo" => "LITERATURA E INSTAGRAM: PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO POR MEIO DE TECNOLOGIAS" "resumo" => "Neste artigo, iremos esboçar um trabalho da disciplina de Língua Portuguesa realizado em uma turma de 9° ano, trabalho esse que envolvia um estudo interdisciplinar entre Literatura e Artes. Na disciplina de Língua Portuguesa, os alunos deveriam ler o livro “Nariz de Vidro” de Mario Quintana, pois a escola preza pelo ensino de Literatura na disciplina de Língua Portuguesa e não somente o ensino de tradição gramatical; e na disciplina de Artes, os alunos estudavam sobre as Artes Visuais. Nosso objetivo principal foi relacionar as disciplinas tornando-as mais significativas para o alunado e inserindo à suas realidades. Dessa maneira, pedimos para que os alunos lessem o paradidático solicitado, sendo discutido posteriormente, organizamos eles em grupos e sorteamos temas para cada um deles. Em seguida, solicitamos que os mesmos fotografassem algo que representasse a temática que foi sorteada, pois umas das práticas estudadas na disciplina de Artes era sobre o uso da fotografia. Após fotografar, os alunos deveriam postar no Instagram a imagem, selecionar um poema que aquela imagem melhor servisse de ilustração e colocasse uma “hashtag” para que o professor pudesse filtrá-las. Posteriormente, as imagens foram expostas em sala, e os alunos fizeram a relação entre poema, fotografia e o tema. Utilizamos como método de análise literária o Método Científico, defendido por Sara Regina Scotta Cabral. Além de utilizarmos como embasamento teórico de Rildo Cosson que defende a existência de um espaço do texto, do contexto e do intertexto." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "INTERDISCIPLINARIDADE, LITERATURA, ARTE, REDES SOCIAIS, REDES SOCIAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID10875_14092018003322.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA FERNANDES DA COSTA" "autor_nome_curto" => "CAMILA FERNANDES" "autor_email" => "fernandes.camila23@yahoo." "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 47777 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3395 "inscrito_id" => 10875 "titulo" => "LITERATURA E INSTAGRAM: PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO POR MEIO DE TECNOLOGIAS" "resumo" => "Neste artigo, iremos esboçar um trabalho da disciplina de Língua Portuguesa realizado em uma turma de 9° ano, trabalho esse que envolvia um estudo interdisciplinar entre Literatura e Artes. Na disciplina de Língua Portuguesa, os alunos deveriam ler o livro “Nariz de Vidro” de Mario Quintana, pois a escola preza pelo ensino de Literatura na disciplina de Língua Portuguesa e não somente o ensino de tradição gramatical; e na disciplina de Artes, os alunos estudavam sobre as Artes Visuais. Nosso objetivo principal foi relacionar as disciplinas tornando-as mais significativas para o alunado e inserindo à suas realidades. Dessa maneira, pedimos para que os alunos lessem o paradidático solicitado, sendo discutido posteriormente, organizamos eles em grupos e sorteamos temas para cada um deles. Em seguida, solicitamos que os mesmos fotografassem algo que representasse a temática que foi sorteada, pois umas das práticas estudadas na disciplina de Artes era sobre o uso da fotografia. Após fotografar, os alunos deveriam postar no Instagram a imagem, selecionar um poema que aquela imagem melhor servisse de ilustração e colocasse uma “hashtag” para que o professor pudesse filtrá-las. Posteriormente, as imagens foram expostas em sala, e os alunos fizeram a relação entre poema, fotografia e o tema. Utilizamos como método de análise literária o Método Científico, defendido por Sara Regina Scotta Cabral. Além de utilizarmos como embasamento teórico de Rildo Cosson que defende a existência de um espaço do texto, do contexto e do intertexto." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "INTERDISCIPLINARIDADE, LITERATURA, ARTE, REDES SOCIAIS, REDES SOCIAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID10875_14092018003322.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA FERNANDES DA COSTA" "autor_nome_curto" => "CAMILA FERNANDES" "autor_email" => "fernandes.camila23@yahoo." "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }