NASCIMENTO, Marília Melo Do. Língua materna em ação: um relato de experiência. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/47769>. Acesso em: 23/12/2024 09:04
Resumo: Este trabalho tem como pretensão apresentar as ações do Grupo de Estudo e Pesquisa em Didáticas de Leitura, da Literatura e da Escrita (GELLIT), em escolas de um Município do Interior do Estado de Alagoas. O projeto, idealizado a partir das necessidades do Município, tem como objetivo ressignificar a língua materna por meio de formações com professores que atuam na Educação Fundamental I e Gestores da Secretaria de Educação. Tem, ainda, o intuito de possibilitar aos sujeitos da educação básica, uma profunda reflexão sobre o processo de apropriação da língua materna. Nesse relato de experiência, apresentaremos a metodologia adotada para a sistematização das formações por meio de ações organizadas leituras com base em estudos de textos científicos, estratégias e delineação de conduta. É utilizado como forma de registro das ações do grupo, observação e registro em diário de campo. Como resultado inicial, notam-se os reflexos positivos por meio dos registros dos profissionais e um abarcamento expressivo dos professores em suas salas de aula.