O trabalho proposto foi desenvolvido na Escola de Referência em Ensino Médio Padre Osmar Novaes em Paratibe, no Município do Paulista/PE, em uma turma de Ensino Médio. Estabeleceram-se como objeto de estudo as formas da utilização de múltiplas linguagens na perspectiva de letramentos, a partir da exibição e análise de trechos extraídos do filme “O Leitor” para a construção de sentidos das práticas de leitura e escrita dos recursos multimodais, os quais viabilizam a inclusão social e o exercício pleno da cidadania. Nesse sentido, é importante refletir sobre as contribuições que são geradas para a práxis educativa não apenas para os educadores que trabalham com Língua Portuguesa, mas também para os que ensinam em outras áreas. Diante disto, a partir desta temática “Letramentos sob a ótica da sétima arte”, visa contribuir de forma contextualizada a todos os que estão comprometidos na tentativa de uma educação de qualidade. Em uma abordagem qualitativa, os resultados apresentados com a utilização das cenas selecionadas tiveram como pressuposto promover ao debate e rodas de conversas para compreensão dos gêneros multissemióticos mediados por diversas agências de letramentos. Portanto, percebe-se que um filme, histórias em quadrinhos, literatura, músicas entre outros podem ser recursos didáticos que possibilitam aos educandos uma aprendizagem significativa, crítica, reflexiva e dialógica.