Este trabalho foi realizado durante um estudo teórico e de campo, baseado primeiramente no estudo teórico realizado em sala e após nas observações do processo de aquisição da leitura e escrita em uma escola rural do município de Mamanguape- PB. o estudo se justifica pela função do professor em sala através de sua sensibilidade e empatia , função de mentor, conector de ideias no processo de ensino e aprendizagem neste novo modelo de sociedade, onde pais dispõem de pouco tempo para observar seus filhos, daí observou-se a função multifacetada do professor psicólogo, medico, amigo, detentor além de tudo de conhecimentos didáticos e de conteúdo a serem transmitido. o objetivo deste estudo é apresentar o conhecimento sobre a realidade vivida no processo de ensino aprendizagem da leitura com uso do termo letramento, especificamente no que diz respeito a importância do letramento no ato de alfabetizar. A constatação de que o processo de ensino por parte dos professores e aquisição do aprendizado pelos alunos, é composto por um aglomerado de fatores determinantes desde o uso do lúdico, ao planejamento de aulas voltada para as necessidades dos educandos, não apenas seguindo as diretrizes do sistema. A autonomia para escolha do conteúdo a ser transmitido em sala e como os transferir, determinam o sucesso na consolidação do saber: estes são colocados como fatores positivos; nos negativos constata-se que a estrutura física e de matérias desfavorecem o aprendizado, assim como a despreocupação dos pais quanto a efetivação da educação de seus filhos.