FEITOSA, Raimunda Aureniza et al.. Leitura e escrita na alfabetização. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/47732>. Acesso em: 05/11/2024 03:26
A alfabetização de um modo geral tem sido muito discutida, principalmente quando os alunos apresentam baixo rendimento na leitura e escrita, a mesma torna-se fundamental para o desenvolvimento da criança para trilhar novos horizontes. A proposta do presente trabalho é apresentar uma reflexão em relação leitura e escrita para o desenvolvimento da alfabetização. Este trabalho se fundamenta de revisão bibliográfica, baseado nos autores como: Ferreiro (1989), Vigotsky (2008), Freire (1989) Antunes (2008), bem como outros autores, que serviram de embasamento teórico metodológico para este estudo. Tivemos como objetivo, esclarecer a importância da leitura e escrita para o processo de desenvolvimento da alfabetização por meio de uma prática docente qualificada. Compreendemos que a escrita é um dos meios de comunicação usado desde os primórdios das civilizações, sabemos também que, sem a mesma a história da humanidade não seria possível, tendo em vista que, é por meio do registro que o mundo tem alcançado o progresso em todos os ramos do saber. A escrita passa por diversas civilizações em diferentes épocas e sua evolução progride pela necessidade de comunicação na sociedade. Diante deste estudo inicial, compreendemos que o desenvolvimento da escrita, deve possibilitar à criança uma alfabetização qualificada, sendo que esta envolve todo um conjunto (pais, educadores entre outros profissionais que possam contribuir com o processo de alfabetização da criança). Dito de outro modo, este processo de desenvolvimento da leitura e escrita deve superar as dificuldades que a criança possa apresentar durante sua aprendizagem.