FÉLIX, Wanilly Do Nascimento et al.. Leitura e conhecimento no contexto escolar. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/47731>. Acesso em: 05/11/2024 03:49
RESUMO: Um dos problemas que tem assolado o contexto escolar brasileiro é a questão do desafio de atrair alunos para o universo da leitura, no contexto dos gêneros textuais e literários utilizados naquele ambiente, visto que muitos alunos são leitores ávidos de best sellers, por exemplo, mas não se interessam pelo que se trabalha em sala de aula. Neste sentido, é fundamental que o professor atente para detalhes do universo da leitura visando estar melhor preparado para desenvolver estratégias eficientes de motivação para a leitura. Diante disso, este artigo, discute a formação de leitores no ensino fundamental II, sob a ótica das linguistas Koch e Elias (2010), Jung (2007), Kleiman (2011), dentre outros. Inicialmente, partiremos de um enfoque sobre a leitura para, em seguida, refletiremos sobre os objetivos da leitura dentro e fora do contexto escolar, sobre o que buscamos ao ler um determinado texto e quais as estratégias sociocognitivas de que precisa o sujeito-leitor e, por último, analisaremos a importância da intertextualidade para o ato de ler, desde a compreensão do que é intertextualidade até como se valer deste conhecimento na prática leitora. Esta pesquisa é do tipo etnográfica e de natureza qualitativa.