Longa é a discussão pode ser feita com essa temática, uma reflexão sobre a educação deve ser feita em constante frequência, principalmente na perspectiva de compreender (ou de auto perceber) a formação humana para ser um educador. Que além de suas características pessoais, este pode ser influenciado pelo meio, pelas suas experiências e pelas inconstâncias cotidianas. Ressaltando a importância do processo de formação humana, como uma ponte para estabilidade de uma reflexão interior, se perceber como professor estimulante, fortalecedor da construção didática e cognitiva de seu aluno, reconhecer e respeitar as diferenças (principalmente que o aprender não é uniforme), vencer suas próprias barreiras, buscar aumentar suas características de uma educação emocional e principalmente perceber que compreender o ser humano perpassa o ser humano. Visto a importância da inteligência emocional como contribuinte para o sucesso acadêmico, numa busca de servir de base para que os alunos possam ser vistos de maneira integral principalmente na esfera psicológica. Partindo de um ponto na qual os alunos passam a encarar essa nova etapa com uma responsabilidade maior, sendo por si só um fator estressante. Nessa revisão o objetivo é retratar as principais contribuições que a discussão sobre inteligência emocional propicia no ensino superior em enfermagem, a luz dos principais teóricos, desvelando alguns tipos de inteligências, relevância para a educação, principalmente para os estudantes de enfermagem que estão cerceados por intempéries emocionais.