COSTA, Claudiana Carvalho Da et al.. Inclusão escolar: um desafio educacional. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/47636>. Acesso em: 23/12/2024 13:25
Esse estudo tem a finalidade de refletir sobre a problemática da inclusão escolar o que representa no momento um dos maiores desafios na área da educação, uma vez que as escolas têm a responsabilidade de receber e acolher educandos com necessidades especiais e disponibilizar de materiais adequados, espaço, profissionais e tudo mais que é exigido para ser considerada uma escola inclusiva. O estudo aborda ainda algumas dificuldades enfrentadas pelos professores ao receberem em suas salas alunos excepcionais e com diferentes tipos e níveis de deficiências, sabendo que na maioria dos casos os professores não estão preparados nem possuem qualificação na área de educação especial. O objetivo é entender a complexidade do processo de inclusão, seus desafios e obstáculos encontrados pelos profissionais da educação.