Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS – LÍNGUA PORTUGUESA: REPRESENTAÇÃO DISCENTE, NA UFPA.

Palavra-chaves: FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO BÁSICA, LICENCIATURA Comunicação Oral (CO) GT 01. Formação de professores
0 of 0
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 47488 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2887 "inscrito_id" => 2305 "titulo" => "FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS – LÍNGUA PORTUGUESA: REPRESENTAÇÃO DISCENTE, NA UFPA." "resumo" => "Este artigo trata sobre a formação inicial de professores para Educação Básica, ofertada na Universidade Federal do Pará, atualmente. Essa questão constituiu-se como objeto estrutural na produção do conhecimento e no encaminhamento de proposições cruciais nas políticas educacionais, sobretudo, ao longo das últimas décadas do século XX. Diante do exposto, temos como objetivo entender a compreensão dos discentes do curso de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa, que atuarão na Educação Básica, acerca da formação ofertada na UFPA. Utilizamos como aporte teórico-metodológico os preceitos de Pierre Bourdieu, em relação aos conceitos de campo e habitus; bem como o conceito de representação social estabelecido por Roger Chartier. Os dados levantados por meio de aplicações de questionários aos discentes do curso em questão, estão categorizados em conformidade com Laurence Bardin, a partir da análise de conteúdo. Preliminarmente, os discentes apontam que o Ensino Médio não os preparam para a vida acadêmica e a pouca oferta de componentes curriculares voltados à educação, concentrados no final do curso e ausência de atividades práticas, impossibilita o preparo para o exercício da docência na Educação Básica.Este artigo trata sobre a formação inicial de professores para Educação Básica, ofertada na Universidade Federal do Pará, atualmente. Essa questão constituiu-se" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO BÁSICA, LICENCIATURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID2305_10092018192831.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIRNA MONALIZA BRAGA SANTOS" "autor_nome_curto" => "MIRNA" "autor_email" => "mirnabragasantos@hotmail." "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 47488 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2887 "inscrito_id" => 2305 "titulo" => "FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS – LÍNGUA PORTUGUESA: REPRESENTAÇÃO DISCENTE, NA UFPA." "resumo" => "Este artigo trata sobre a formação inicial de professores para Educação Básica, ofertada na Universidade Federal do Pará, atualmente. Essa questão constituiu-se como objeto estrutural na produção do conhecimento e no encaminhamento de proposições cruciais nas políticas educacionais, sobretudo, ao longo das últimas décadas do século XX. Diante do exposto, temos como objetivo entender a compreensão dos discentes do curso de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa, que atuarão na Educação Básica, acerca da formação ofertada na UFPA. Utilizamos como aporte teórico-metodológico os preceitos de Pierre Bourdieu, em relação aos conceitos de campo e habitus; bem como o conceito de representação social estabelecido por Roger Chartier. Os dados levantados por meio de aplicações de questionários aos discentes do curso em questão, estão categorizados em conformidade com Laurence Bardin, a partir da análise de conteúdo. Preliminarmente, os discentes apontam que o Ensino Médio não os preparam para a vida acadêmica e a pouca oferta de componentes curriculares voltados à educação, concentrados no final do curso e ausência de atividades práticas, impossibilita o preparo para o exercício da docência na Educação Básica.Este artigo trata sobre a formação inicial de professores para Educação Básica, ofertada na Universidade Federal do Pará, atualmente. Essa questão constituiu-se" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO BÁSICA, LICENCIATURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID2305_10092018192831.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIRNA MONALIZA BRAGA SANTOS" "autor_nome_curto" => "MIRNA" "autor_email" => "mirnabragasantos@hotmail." "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Este artigo trata sobre a formação inicial de professores para Educação Básica, ofertada na Universidade Federal do Pará, atualmente. Essa questão constituiu-se como objeto estrutural na produção do conhecimento e no encaminhamento de proposições cruciais nas políticas educacionais, sobretudo, ao longo das últimas décadas do século XX. Diante do exposto, temos como objetivo entender a compreensão dos discentes do curso de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa, que atuarão na Educação Básica, acerca da formação ofertada na UFPA. Utilizamos como aporte teórico-metodológico os preceitos de Pierre Bourdieu, em relação aos conceitos de campo e habitus; bem como o conceito de representação social estabelecido por Roger Chartier. Os dados levantados por meio de aplicações de questionários aos discentes do curso em questão, estão categorizados em conformidade com Laurence Bardin, a partir da análise de conteúdo. Preliminarmente, os discentes apontam que o Ensino Médio não os preparam para a vida acadêmica e a pouca oferta de componentes curriculares voltados à educação, concentrados no final do curso e ausência de atividades práticas, impossibilita o preparo para o exercício da docência na Educação Básica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.