É fundamental que os conceitos basilares da geografia na sala de aula sejam construídos; uma vez que esta construção é uma habilidade primordial e muito eficiente para entender o que é, e para que serve realmente a ciência geográfica. Além do mais, a compreensão desses conceitos favorece o entendimento do complexo quadro que é a sociedade globalizada. Acontece que, mesmo estando no ensino médio, alguns alunos das escolas públicas brasileiras ainda não atingiram esse processo efetivo de construção dos conceitos geográficos; fato que, de certa forma, impede ou limita a visão deles diante dos fatos cotidianos que os cercam. O seguinte trabalho foi elaborado a partir da experiência do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES/UEPB) na Escola Polivalente no município de Campina Grande – PB. Sua atuação objetiva a melhoria da práxis no processo de ensino-aprendizagem através da inserção de novas metodologias que contribuem para qualificar, ao mesmo tempo, o ensino e a aprendizagem do professor e alunos. O vídeo, nesse caso, foi escolhido como recurso promotor e auxiliar do processo de construção de conceitos por parte dos alunos de geografia com a tarefa de dinamizar este procedimento e torná-lo significante para os discentes.