Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO PRÁTICO DE QUÍMICA: A DETERMINAÇÃO DE ACIDEZ EM FRUTOS LEVANDO AO APRENDIZADO CONTEXTUALIZADO

Palavra-chaves: PRÁTICA, ENSINO, QUÍMICA, COTIDIANO Comunicação Oral (CO) GT 16. Ensino de Ciências
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 47269
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1719
    "inscrito_id" => 7673
    "titulo" => """
      ENSINO PRÁTICO DE QUÍMICA: A DETERMINAÇÃO DE ACIDEZ \r\n
      EM FRUTOS LEVANDO AO APRENDIZADO CONTEXTUALIZADO
      """
    "resumo" => """
      Um exemplo claríssimo de disciplina que necessita ser direcionada ao cotidiano é a química. \r\n
      Contudo o ensino de química é tido por grande parte dos alunos como sendo de difícil compreensão e \r\n
      isso faz com que esta disciplina ganhe títulos negativos, ocasionando assim bloqueios com relação à \r\n
      mesma, com s presentes observações, objetivou-se possibilitar aos discentes do ensino médio de uma \r\n
      escola da cidade de Bananeiras-PB, uma aula diversificada na qual além de expor o conteúdo, foi \r\n
      realizada uma prática relacionada ao conteúdo abordado, proporcionando uma experiência agradável e \r\n
      investigativa no ensino de química. A atividade foi desempenhada no Laboratório de Química \r\n
      (LABQUIM) do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA), Campus III da \r\n
      Universidade Federal da Paraíba (UFPB) situada na cidade de Bananeiras-PB, com 16 alunos do 3º ano \r\n
      do ensino médio da Escola Normal Estadual professor Pedro Augusto de Almeida, a aula foi racionada \r\n
      em quatro momentos pedagógicos, Pré–intervenção avaliativa (pré-teste), aula experimental, aula \r\n
      teórica e pós-intervenção avaliativa (pós-teste), os resultados foram obtidos através de um comparativo \r\n
      entre as pré-intervenções e pós-intervenções e demonstraram que o conhecimento pré-existente dos \r\n
      estudantes em relação ao tema proposto não atingiu um nível satisfatório, contudo, após a realização da \r\n
      aula se teve uma melhoria considerável. Portanto ficou evidente que correlacionando a disciplina de \r\n
      química com práticas voltadas para o cotidiano, se obtém resultados de aprendizagem extremamente \r\n
      significativos.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "PRÁTICA, ENSINO, QUÍMICA, COTIDIANO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID7673_08092018113428.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DE FÁTIMA CLEMENTINO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "fatima_clementino13@outlo"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 47269
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1719
    "inscrito_id" => 7673
    "titulo" => """
      ENSINO PRÁTICO DE QUÍMICA: A DETERMINAÇÃO DE ACIDEZ \r\n
      EM FRUTOS LEVANDO AO APRENDIZADO CONTEXTUALIZADO
      """
    "resumo" => """
      Um exemplo claríssimo de disciplina que necessita ser direcionada ao cotidiano é a química. \r\n
      Contudo o ensino de química é tido por grande parte dos alunos como sendo de difícil compreensão e \r\n
      isso faz com que esta disciplina ganhe títulos negativos, ocasionando assim bloqueios com relação à \r\n
      mesma, com s presentes observações, objetivou-se possibilitar aos discentes do ensino médio de uma \r\n
      escola da cidade de Bananeiras-PB, uma aula diversificada na qual além de expor o conteúdo, foi \r\n
      realizada uma prática relacionada ao conteúdo abordado, proporcionando uma experiência agradável e \r\n
      investigativa no ensino de química. A atividade foi desempenhada no Laboratório de Química \r\n
      (LABQUIM) do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA), Campus III da \r\n
      Universidade Federal da Paraíba (UFPB) situada na cidade de Bananeiras-PB, com 16 alunos do 3º ano \r\n
      do ensino médio da Escola Normal Estadual professor Pedro Augusto de Almeida, a aula foi racionada \r\n
      em quatro momentos pedagógicos, Pré–intervenção avaliativa (pré-teste), aula experimental, aula \r\n
      teórica e pós-intervenção avaliativa (pós-teste), os resultados foram obtidos através de um comparativo \r\n
      entre as pré-intervenções e pós-intervenções e demonstraram que o conhecimento pré-existente dos \r\n
      estudantes em relação ao tema proposto não atingiu um nível satisfatório, contudo, após a realização da \r\n
      aula se teve uma melhoria considerável. Portanto ficou evidente que correlacionando a disciplina de \r\n
      química com práticas voltadas para o cotidiano, se obtém resultados de aprendizagem extremamente \r\n
      significativos.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "PRÁTICA, ENSINO, QUÍMICA, COTIDIANO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID7673_08092018113428.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DE FÁTIMA CLEMENTINO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "fatima_clementino13@outlo"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Um exemplo claríssimo de disciplina que necessita ser direcionada ao cotidiano é a química. Contudo o ensino de química é tido por grande parte dos alunos como sendo de difícil compreensão e isso faz com que esta disciplina ganhe títulos negativos, ocasionando assim bloqueios com relação à mesma, com s presentes observações, objetivou-se possibilitar aos discentes do ensino médio de uma escola da cidade de Bananeiras-PB, uma aula diversificada na qual além de expor o conteúdo, foi realizada uma prática relacionada ao conteúdo abordado, proporcionando uma experiência agradável e investigativa no ensino de química. A atividade foi desempenhada no Laboratório de Química (LABQUIM) do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA), Campus III da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) situada na cidade de Bananeiras-PB, com 16 alunos do 3º ano do ensino médio da Escola Normal Estadual professor Pedro Augusto de Almeida, a aula foi racionada em quatro momentos pedagógicos, Pré–intervenção avaliativa (pré-teste), aula experimental, aula teórica e pós-intervenção avaliativa (pós-teste), os resultados foram obtidos através de um comparativo entre as pré-intervenções e pós-intervenções e demonstraram que o conhecimento pré-existente dos estudantes em relação ao tema proposto não atingiu um nível satisfatório, contudo, após a realização da aula se teve uma melhoria considerável. Portanto ficou evidente que correlacionando a disciplina de química com práticas voltadas para o cotidiano, se obtém resultados de aprendizagem extremamente significativos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.