Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO DE BOTÂNICA: METODOLOGIA PARA O ESTUDO DAS ANGIOSPERMAS NO FUNDAMENTAL II

Palavra-chaves: ENSINO DE CIÊNCIAS, METODOLOGIA, BOTÂNICA Comunicação Oral (CO) GT 16. Ensino de Ciências
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Sendo assim, o objetivo do presente trabalho foi avaliar a aprendizagem de botânica em uma turma de 7º ano do ensino fundamental, por meio da investigação e relação com o cotidiano do aluno. Quanto aos métodos, pautou-se em uma combinação entre os métodos qualitativo e quantitativo. Para alcançar os objetivos, foi aplicado um pré-teste antes de ministrar as sequências didáticas e um pós-teste 35 dias após a realização das mesmas. As sequências didáticas totalizaram em cinco ao todo, desenvolvidas no período de abril a maio de 2018. Pôde-se observar que as intervenções realizadas sob a concepção de um ensino mais prático com presença de elementos do cotidiano do aluno, além de exploração de espaços extra sala de aula, como o pátio da escola, são eficientes no estímulo e contribuições significativas à aprendizagem do mundo vegetal, evidenciado pelos resultados obtidos no pós-teste, que revelaram uma diferença bastante considerável positivamente das respostas em relação ao pré-teste. Além dos resultados indicados no pós-teste, as apreensões feitas durante a execução das sequências indicaram aumento da participação dos alunos nas aulas, sejam nas práticas ou nos conteúdos teóricos.Os conhecimentos resultantes de construções pessoais fora do ambiente escolar sobre os diversos fenômenos emergem na sala de aula e podem se estender para inúme" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16. 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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Os conhecimentos resultantes de construções pessoais fora do ambiente escolar sobre os diversos fenômenos emergem na sala de aula e podem se estender para inúmeros conteúdos, inclusive os biológicos, que estão intimamente presentes na rotina das pessoas. Dentre estes, a botânica tem sido alvo de desestima e reflete um comportamento habitual das pessoas de um modo geral. Sendo assim, o objetivo do presente trabalho foi avaliar a aprendizagem de botânica em uma turma de 7º ano do ensino fundamental, por meio da investigação e relação com o cotidiano do aluno. Quanto aos métodos, pautou-se em uma combinação entre os métodos qualitativo e quantitativo. Para alcançar os objetivos, foi aplicado um pré-teste antes de ministrar as sequências didáticas e um pós-teste 35 dias após a realização das mesmas. As sequências didáticas totalizaram em cinco ao todo, desenvolvidas no período de abril a maio de 2018. Pôde-se observar que as intervenções realizadas sob a concepção de um ensino mais prático com presença de elementos do cotidiano do aluno, além de exploração de espaços extra sala de aula, como o pátio da escola, são eficientes no estímulo e contribuições significativas à aprendizagem do mundo vegetal, evidenciado pelos resultados obtidos no pós-teste, que revelaram uma diferença bastante considerável positivamente das respostas em relação ao pré-teste. Além dos resultados indicados no pós-teste, as apreensões feitas durante a execução das sequências indicaram aumento da participação dos alunos nas aulas, sejam nas práticas ou nos conteúdos teóricos.

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