Este trabalho foi elaborado com o intuito de ensinar sobre coccidioidomicose para alunos de pós-graduação em especialização em biologia de fungos, da Universidade Federal de Pernambuco atribuindo um método simples para a inclusão de deficientes visuais com baixa visão ou cegueira, com uma técnica dinâmica sobre coccidioidomicose, uma doença atualmente virulenta causada por fungos das espécies Coccidioides immitis e Coccidioides posadasii. O objetivo principal foi a realização de uma aula expositiva com slides e a realização de um material criado em alto relevo para promover a inclusão de deficientes visuais. A metodologia empregada foi a apresentação de uma aula sobre a doença coccidioidomicose para alunos de pós-graduação, relatando seus agentes etiológicos, histórico da doença, tratamento, estudo de caso e imunodiagnóstico. Ao final da apresentação os alunos puderam conhecer e apreciar uma maquete sobre o ciclo de vida do fungo causador da coccidioidomicose, conhecendo também o site ATRACTOR para a tradução de textos em Braile. Como resultado, a interação e o método foram aceitos pelos estudantes como técnica que possibilita o aprendizado de pessoas com deficiência visual. O estudo revelou que existe a necessidade de inclusão não apenas no ensino superior, mas nos demais níveis escolares com a utilização de técnicas dinâmicas para proporcionar o aprendizado de maneira eficaz.