A retenção é um acontecimento comum nos ambientes escolares e um problema complexo, antigo e que cada vez mais se encontra inserida nas instituições de ensino do nosso país, capaz de afetar os mais diferentes sistemas, níveis e modalidades de ensino. Desta forma, este estudo surge do interesse de se conhecer como esse feito se desenvolve e alastra pelo Ensino Médio, considerando os fatores de causa e as consequências deste acontecimento sobre a vida do educando e os objetivos da escola e da sociedade. Assim, com o transcorrer deste trabalho, serão conhecimentos os métodos em que se fundamentam o ensino médio e os fatores influentes sobre a retenção escolar. Neste sentido, com base no estudo desenvolvido, percebe-se que a retenção se caracteriza como uma problema muito grave que acomete os sistemas de ensino e bastante impactante para as instituições, uma vez que resulta no atras da vida escolar do educando, fazendo com que este tenha que repetir de ano e assim produzindo uma certa defasagem na relação ano/estudo, sendo assim imprescindível uma certa cautela da instituição de ensino e dos órgãos governamentais para com esse acontecimento.