Este projeto foi desenvolvido no PIBID/Pedagogia da UFAL e apresenta informações importantes de dados em pesquisa da Educação através do cultivo de uma horta escolar, realizada em uma escola pública. A pesquisa com plantio de hortaliças esta contribuindo para o consumo de alimentos saudáveis dos alunos previstos pelos órgãos legais, de forma positiva. O envolvimento das crianças é no sentido de estimular a participação na produção, consumo e importância das hortaliças e ervas medicinais na alimentação, em especial, pelas crianças. O trabalho desde o cultivo até o preparo da alimentação representa muito mais que o simples ato de comer, principalmente as crianças que apresentam dificuldade de consumirem vegetais na alimentação, a comida adquiriu significados sociais ao mesmo tempo em que é uma explosão de formas, sabores, texturas e cores, instigando nas crianças o interesse e desejo em conhecer e cuidar do meio ambiente. Mostrando que o cultivo da horta é uma atividade de contato direto com a natureza, dá a eles um aprendizado criativo, saudável e que se difere do cotidiano vivido por eles, já que foge da rotina do espaço de referência e da vivência trazida de casa. Vale ressaltar a importância de evidenciar uma experiência inovadora através da horta, como possibilidade de fomentar a importância da pedagogia orgânica no currículo escolar, instigando nas crianças o interesse e desejo em conhecer e cuidar do meio ambiente. Mostrando que o cultivo da horta é uma atividade de contato direto com a natureza, dá a eles um aprendizado criativo, saudável.