Diversidade e inclusão são temáticas que estão em um diálogo constante, visto que a diversidade humana que perpassa por elementos de raça, gênero, cor, pessoa com deficiência, ritmos de aprendizagem, dentre outros, estão presentes na sociedade como um todo, e é de extrema importância que essas diferenças sejam respeitadas e trabalhadas de forma a incluir de fato e de direito esses sujeitos que desde a antiguidade foram marginalizados e excluídos por não atenderem aos padrões normativos da sociedade. Contudo, ter profissionais dentro do processo educativo que tenham concepções emancipadoras, transformadoras e acima de tudo, humanas, é o que de fato se quer, para que haja a ruptura paradigmática de preceitos que excluem os sujeitos diferentes do convívio em sociedade. Assim, o objetivo deste trabalho consiste em apresentar uma discussão acerca das temáticas diversidade e inclusão, bem como trazer uma pesquisa realizada no município de Arapiraca-AL sobre as concepções e anseios dos (as) pedagogos (as) do devido município sobre essas duas categorias em destaque. Para a elaboração deste trabalho foi utilizada uma pesquisa bibliográfica com uma abordagem qualitativa, bem como uma pesquisa de campo para compreender a problematiza em questão, e para a coleta de dados foi elaborada uma entrevista semiestruturada direcionada a seis pedagogas do devido município. Os resultados apontaram elementos diferentes e problemáticos no tocante ao reconhecimento da diversidade e da inclusão em contexto escolar. Os sujeitos entrevistados trazem em seu perfil a realidade da educação básica no setor público, bem como as fragilidades da formação inicial e continuada.